Ata da XIV Assembléia Geral Ordinária da AMP
(Paris, 18 de abril de 2014)
A Assembléia Geral Ordinária da Associação Mundial de Psicanálise, convocada dentro das formalidades por seu presidente, Leonardo Gorostiza, foi realizada na sexta-feira 18 abril de 2014, em Paris, das 09h às 12hs e das 14h às 18h30.
Durante esta Assembléia Geral, tendo chegado, ao final de quatro anos, ao término de seu mandato, sete diretores deixaram o Conselho de Administração e sete novos diretores foram eleitos pela Associação « Fundação do Campo Freudiano ».
Constatou-se que os membros presentes ou representados devidamente constituíram 683 membros da AMP (614 membros presentes e 69 representados por procuração).
Desenvolvimento da Assembléia
Das 9h às 12h:
De acordo com a programação, a Assembléia iniciou com as intervenções dos Presidentes de cada uma das Escolas da AMP e de Judith Miller, Presidente da Fundação do Campo Freudiano.
Sob o título « A ação lacaniana nas Escolas e no Campo Freudiano », foram escutadas oito intervenções que puseram em destaque a atualidade da Ação lacaniana no mundo, sua força e seu dinamismo.
Dando continuidade, a Tesoureira da AMP, Dominique Miller, apresentou o Relatório da Tesouraria e destacou os pontos relevantes de sua gestão, os resultados das contas do período contábil de 2013 e a orientação da política financeira da AMP para a realização de suas finalidades associativas.
No início da Assembléia Geral Ordinária foi entregue a cada um dos membros presentes um dossiê composto por um Resumo das Contas anuais do Balanço de 2013 e o Orçamento previsto para 2014.
Tanto o Relatório da Tesouraria, como o das Contas 2013 e o Orçamento de 2014, foram postos em discussão, submetidos à votação à mao levantada pela Assembléia, e aprovados por unanimidade.
Imediatamente após, deu-se a apresentação do Relatório Moral e de Gestão do Presidente da AMP, Leonardo Gorostiza, com o qual concluiu seu mandato, renovado por dois anos em Agosto de 2012 em Buenos Aires.
Após sua leitura, o Relatório foi posto em discussão, submetido à votação à mão levantada e aprovado por unanimidade.
Das 14h as 18h30:
Após um intervalo, a Assembleia Geral prosseguiu com o anúncio, por parte de Leonardo Gorostiza, de que o novo Conselho de administração, reunido durante o intervalo, decidiu eleger Miquel Bassol como novo Presidente da AMP para o período de 2014-2016. O novo Presidente foi convidado a assumir seu cargo e a dar continuidade ao desenvolvimento da XIVa Assembléia Geral da AMP.
Em seguida, o novo Presidente, anunciou a composição do novo Conselho para esse período, bem como o novo Bureau: Antonio Beneti (EBP), Patricia Bosquin (ECF), Guy Briole (ECF), Domenico Cosenza (SLP), Carmen Cuñat (ELP), Anne Ganivet-Poumellec (ECF), Anne Lysy (NLS), Jean-Daniel Matet (ECF), Fabián Napartsek (EOL), Juan Fernando Pérez (NEL), Luis Tudanca (EOL), Oscar Zack (EOL), e ele mesmo, Miquel Bassols (ELP).
Igualmente informou que o Bureau será composto por Anne Ganivet-Poumellec (Tesoureira), Guy Briole (Secretário), e ele mesmo Miquel Bassols (Presidente). Enquanto que o Bureau ampliado se completaria com a presença de Anne Lysy (Secretária do Passe AMP), Jean-Daniel Matet (Secretário da Garantia AMP) e Carmen Cuñat (Secretária de Homologações).
A seguir, Miquel Bassols, pronunciou seu discurso como novo Presidente da AMP.
Por último, após situar suas ideias para a futura gestão da AMP, o Presidente declarou aberta a Grande Conversação da Escola Una.
Concluída a ordem do dia, a sessão foi encerrada às 18h30.
A partir do que antecede, a presente Ata da XIVa Assembléia Geral Ordinária foi redigida por:
Leonardo GOROSTIZA Miquel BASSOLS
Presidente Sainte Presidente entrante
Presidente Sainte Presidente entrante
Mauricio TARRAB Guy BRIOLE
Secretário sainte Secretário entrante
Em anexo, os textos de discurso do Presidente sainte em exercício e do Presidente entrante na Assembléia.
Tradução: Fabíola Ramon
Revisão: Paola Salinas