Número 09
20 de janeiro de 2011
EDITORIAL
Neste número, vale conferir trechos do artigo La salud mental, lo inevitable de una totalidad fallida , de Guillermo A. Belaga. O autor nos brinda com uma interessante reflexão sobre o que falha na saúde mental e os impasses de suas políticas, a partir de uma articulação com a invenção, e com a atualidade da histeria. Quando o programa da saúde mental, e seu imaginário narcisista, complacente e auto-erótico, fracassam, irrompe a angústia, e com ela, o contingente e incalculável do gozo feminino. Aí, a psicanálise encontra sua razão de existir.
O texto está disponível na íntegra em Textos on-line, no site do V ENAPOL http://www.ebp.org.br/enapol .
Vocês encontrarão também, o link para a Seção Debates, inaugurada com os quatro primeiros números do Hacia ENAPOL, lista de discussão promovida pela Direção Executiva e pela Comissão Científica da EOL.
Na seção Recados das Comissões, noticiamos um comunicado da Comissão Organizadora sobre as datas e horários das atividades que irão preceder o V ENAPOL.
Não deixem de conferir, na íntegra, lembrete da Comissão Científica, para quem deseja enviar seus argumentos para pré-seleção.
Divulgamos também o cronograma das Atividades Preparatórias da EBP.
Boa leitura!
Lucíola Freitas de Macêdop/ Coordenação do Diário do Americano
La salud mental, lo inevitable de una totalidad fallida
Guillermo A. Belaga
Invención
… el descubrimiento freudiano reconoce una apuesta por la palabra en tanto lo que puede y no puede transformar lo real, pero siempre conservando en esta operación un horizonte de invención, de permitir que el sufrimiento tenga una nueva subjetivación a partir de las fallas de lo universal, como respuesta a lo mortífero del superyó.
Biopolítica
… hay dos escenarios biopolíticos del cuerpo: uno que se presenta bajo la idea del cuerpo sano, bello, provocador, o el otro, el cuerpo vulnerable o en riesgo, apareciendo el par “vulnerabilidad física /riesgo”.
Resilencia
… se propone que la posibilidad de soportar bien un trauma pareciera estar ligado a una constitución individual, a un cuerpo biológico con mayor o menor resilencia .
Histeria
… creo que hay que reafirmar la dignidad y la actualidad de la histeria, en el punto donde la histeria se posiciona como desafío y exceso… Me parece que situarse desde este planteo como reverso de la biopolítica, desde la histeria, también es situarse en otra posición ética frente a los pacientes que nos consultan…
Angustia
… este imaginario de seguridad ligado a un ideal narcisista, complaciente, auto erótico, tarde o temprano fracasa, este programa fracasa y ahí surge la angustia traumática…
Fracaso
… Es por supuesto una contingencia en que la gente consulta. Ese momento pone en cuestión toda esa certeza que quieren volcar sobre la imagen como organizadora de los cuerpos y de los sujetos, el imaginario de seguridad fracasa…
… afirmaría que mientras irrumpa la angustia, y lo contingente e incalculable del goce femenino se haga presente más allá de las identificaciones imaginarias, el psicoanálisis va a tener su razón de existir. Porque es el psicoanálisis el que puede leer esos momentos de “fracaso”,y de abrir la posibilidad de alcanzar un saber y un hacer más vivible con la “locura” de cada uno.
Leia mais…
LINKS DEBATES
Seção Debates – Hacia el V ENAPOL
Hacia el V ENAPOL – número 04 Contribución: Marisa Chamizo, Adrian Scheinkestel, Estela Carrera, Oliden Ruben Lopez
Hacia el V ENAPOL – número 03 Contribución: Clara Schor Landman, Daniel Millas, Pilar Ordóñez
Hacia el V ENAPOL – número 02 Contribución: Ernesto Sinatra, Adriana Luka, Mirta Berkoff, Roxana Chiatti
Hacia el V ENAPOL – número 01 Contribución: Graciela Musachi,Graciela Musachi,Ennia Favret,Cristina de Bocca
Recados das Comissões:
Comissão Organizadora
Comunicado sobre datas e horários das atividades que precedem o V ENAPOL
O V ENAPOL será precedido de atividades dos Institutos, Redes e Laboratórios ligados ao Campo Freudiano. Teremos Seminário do INES, Conversação dos Institutos Brasileiros e Encontros do CEREDA e do CIEN. Datas e horários estão sendo definidos. Pedimos que se informem com os representantes locais antes de agendarem a data de chegada.
O Diário do Americano avisará quando tudo estiver definido. Informamos também que a festa do V ENAPOL, que ninguém pode perder, será na noite do dia 10, sexta-feira, antecedendo o evento.Comissão Organizadora do V ENAPOL
Comissão Científica
Prazo para envio de argumento para seleção:A seleção dos trabalhos será feita em duas etapas:- Até 31/01/2011: enviar um argumento (de até 1500 caracteres incluindo espaços).
A comissão científica realizará, a seguir, uma pré-seleção a partir dos argumentos, visando o conteúdo, mas também o necessário recobrimento temático.- Até 31/03/2011: caso seu argumento tenha sido selecionado, enviar o trabalho completo (de até 6000 caracteres incluindo espaços).Orientações aos autores:
– Contamos com os textos que transmitam como uma prática com a psicanálise se faz « não sem » a loucura de cada um.
– Cada trabalho deve se inserir em um dos seis eixos temáticos (cf. abaixo).- Os textos serão sempre de autoria individual, mas podem ser o produto obtido a partir de um trabalho coletivo (cartéis, núcleos de investigação etc).
Só serão submetidos à seleção os envios que satisfaçam as seguintes condições:
1 – Arquivo em formato word: Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.
2 – O título do arquivo deve ser imperativamente o do nome do autor (nome seguido de sobrenome) e não o título do trabalho.
3 – No cabeçalho, tanto do argumento quando do texto propriamente dito, deve constar o título do trabalho, o nome do autor e o eixo temático em que o trabalho se insere, assim como, se for o caso, do coletivo a partir do qual ele se originou.
O mail deverá ter como assunto: « V ENAPOL + sobrenome do autor+eixo temático ».
Eixos temáticos:
1. As surpresas de uma fala: as formações do inconsciente e seus efeitos com relação às identificações exigidas pelo mestre contemporâneo;
2. A loucura que estrutura: a função da paranóia e da debilidade na constituição do laço social, o sintoma como o singular que faz laço.
Leia mais…
3. Artifícios de socialização: sublimação, invenção e a loucura de cada um.
Leia mais…
4. Lei e gozo: a miragem do gozo do Outro, culpa e responsabilidade.
5. Sucessos e fracassos na educação: ou “quando o resto ensina”.
Leia mais…
6. A quantificação da vida: a mística da avaliação e a eficácia da psicanálise.
Comissão de Divulgação
Fiquem atentos ao calendário das Atividades Preparatórias!
Fevereiro 2011
Preparatória do V Enapol na Médiathèque de la Maison de France, no Rio De Janeiro: A LOUCURA DE CADA UM – Perspectivas da psicanálise Dia: 18 de fevereiro, às 18:30 Local: Av. Presidente Antônio Carlos, 58 / 11º andar, Bairro Castelo Com: Romildo do Rêgo Barros e Paula Borsói.
Março 2011
Noites Americanas, na EBP-Minas GeraisA ação lacaniana no tratamento das exceções Dia: 14 de março, às 20:30Local: Sede da EBP-MG. Rua Felipe dos Santos, 588, Bairro de LourdesCom: Ana Lúcia Lutterbach Holck e Sérgio de Castro. Coordenação: Elisa Alvarenga.
Abril 2011
Seminários preparatórios para o V ENAPOL, na EBP-Minas GeraisA loucura do sinthoma Dia: 19 de abril, às 20:30Local: Sede da EBP-MG. Rua Felipe dos Santos, 588, Bairro de LourdesCom: Ram Mandil. Coordenação: Frederico Feu.
Maio 2011
Seminários preparatórios para o V ENAPOL, na EBP-Minas GeraisSinthoma e delírio: a loucura de cada umDia: 17 de maio, às 20:30Local: Sede da EBP-MG. Rua Felipe dos Santos, 588, Bairro de LourdesCom: Simone Souto. Coordenação: Yolanda Vilela.