A Conversação da Seção Clínica do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, deste semestre, terá como ponto de partida uma Apresentação de Paciente realizada no âmbito das atividades do Núcleo de Psicose, no Centro de Referência em Saúde Mental – CERSAM Oeste – da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
Como se poderá constatar, essa apresentação mostra, de maneira bastante singular, uma fala não necessariamente articulada a um discurso, e que se apoia de preferencia na vertente libidinal , ou seja , na vertente do significante como produção de gozo, e, não, nos efeitos de significação. Assim, o que aparece em primeiro plano, nessa Apresentação, não é tanto o sentido do que o paciente diz, mas as variadas entonações e modulações de sua voz, evocando uma gramática pulsional que é puro encontro com a língua e seus efeitos sobre o corpo.
Veremos, nesse caso, que a noção de “corpo falante”, recentemente ressaltada por Jacques- Alain Miller, nos coloca não somente diante da constatação de que o corpo para a psicanálise é marcado pela linguagem e não se reduz a um organismo biológico, mas também de que somente a partir dessa incidência da linguagem sobre o corpo é possível depreender um real que se inscreve na vida cada um. Como encontrar os meios para escutar o que ressoa nos corpos para além do sentido, como “ecos do dizer” ?
A partir do que essa Apresentação nos ensina, esperamos animar nossa Conversação e discutir sobre as vias, mas também sobre os limites com os quais nos confrontamos no tratamento do real que encontramos em nossa prática.
Apresentação: Henri Kaufmanner – Membro da EBP/AMP Paula Brant – CERSAM Oeste- PBH
Comentários: Rômulo Ferreira da Silva – AE- AME (EBP/AMP)
Coordenação: Simone Souto- AME (EBP/AMP)
Data: 24 de maio- 2014 – Sábado Horário: de 9:00h às 12:30h Local: sede do IPSM-MG Inscrições: R$30,00
|
Observação: Estão isentos da taxa: aderentes e membros da EBP, inscritos no curso de Psicanálise, no Ateliê de Psicanálise Aplicada e na Seção Clínica do IPSM-MG.
|