@DDito 18
Boletim da XVII Jornada da EBP-MG
SOBRE O PROGRAMA, INTERVALOS e FINALMENTES
Estamos nos aproximando da XVII Jornada da nossa Seção Minas que acontecerá, este ano, nos dias 26 e 27 de outubro. Com o compromisso de bem acolher nossa jornada, cujo tema é « A política da Psicanálise na era do direito ao gozo », pareceu-nos oportuno ocupar o centro da cidade, transferindo, para lá, durante esses dois dias, a sede da transmissão da psicanálise de orientação lacaniana. Nossa Jornada vai acontecer, no CentoeQuatro, pertinho da praça da Estação.
A princípio, tínhamos previsto acomodar a nossa Jornada numa única sala, como acontece sempre. Contudo, acordamos essa semana com a informação, de Mariana, de que havíamos ultrapassado o número de 475 inscrições. A procura está intensa, com muitos telefonemas, solicitando ampliação das vagas. Em conversa com a Diretoria da Seção Minas, visando acolher o maior número daqueles que se interessam em participar da nossa Jornada, resolvemos usar pela primeira vez, numa Jornada da EBPMG, a tecnologia da transmissão simultânea e conseguimos ampliar nossa capacidade para mais 125 lugares.
Sejam bem-vindos!
Como de costume, durante dois dias, conforme acontece todos os anos, a comunidade analítica da EBP-MG e muitos outros que dela se aproximam, estarão reunidos para conversar sobre a experiência clínica e a responsabilidade política da psicanálise, seja através do testemunho do passe dos AEs, ou através dos 42 trabalhos em conversação, que foram selecionados e distribuídos nas plenárias e mesas simultâneas.
Mas há também algo de novo na XVII Jornada…
Na PROGRAMAÇÃO (Leia o programa, na íntegra, no próximo Boletim)
– Colegas analistas, membros da EBP-MG, na função de entrevistadores, conduzirão uma entrevista aberta com Agnès Aflalo, nossa convidada internacional, lançando nesse espaço de conversação as questões de sociedade, recolhidas da atualidade da experiência analítica.
– Realizaremos o 1º Fórum de Orientação Lacaniana « Drogas: para além da segregação », uma grande conversação entre psicanalistas e diversos atores de outros campos epistêmicos e políticos, sobre essa questão que tem atravessado toda cidade.
– E, com o carinho de sempre, convidamos o nosso colega Célio Garcia para estar entre nós, momento onde renderemos a ele a nossa homenagem.
Nos INTERVALOS
A política da psicanálise também está nos intervalos.
Na XVII Jornada, a ação lacaniana aproxima-se dos projetos e objetos que na cidade testemunham a resposta singular de cada um. As invenções e respostas dos usuários dos serviços de saúde mental, do município de Belo Horizonte, transmitem que a articulação possível entre o singular e o coletivo só tem cabimento na diversidade.
Por essas veredas, a política da psicanálise na era do direito ao gozo também acontecerá no corredor do eixo central do CentroeQuatro, onde estarão instaladas:
– A exposição « Empresta-me teus olhos? », um recorte da Mostra de Arte Insensata – Tato, Trato e Retrato -2012,produzida pelo Projeto de Saúde Mental da Prefeitura de Belo Horizonte, ao lado da arte de psicanalistas mineiros.
– As obras interativas realizadas pelos usuários do Freud Cidadão terão lugar, nas imagens em « Suspensão (Aufhebung) » ou no « Essaim (dicionário gozozo) ».
– A livraria da EBP-MG estará lançando a Curinga n.34 e, como das outras vezes, também teremos o lançamento de obras dos autores da EBP-MG e de convidados do Fórum. Sua banca estará montada no espaço de convivência, junto a Livraria Scriptum e a Papelaria Patrícia de Deus.
– Para além dos livros e cadernos, objetos de consumo indiscutíveis da comunidade analítica, também estarão expostos, na sala aberta do Mercado do Suricato, objetos variados para o consumo doméstico.
– O Café do CentoeQuatro em parceria com o Suricato funcionará, durante toda a jornada, servindo o tradicional café com pão de queijo, com um cardápio delicioso para o almoço e, quiçá, jantar. À noite estarão de portas abertas para acompanhar os finalmentes, com deliciosos drinks e petiscos, ao gosto do freguês.
Nos FINALMENTES, para quem quiser ficar por ali… mais, um pouquinho…
– No primeiro dia, após as atividades do Fórum, o músico Helvécio Viana abre alas, no CentoeQuatro, ao « Sarau dos Analistas, com Licença Poética«
– E após o encerramento da Jornada, no último dia, a Diretoria da EBP-MG oferecerá a todos um momento festivo: levantaremos um brinde, no eixo central do CentoeQuatro, quando teremos a satisfação de ouvir o enlace da voz de Irene Atienza, cantora espanhola, com o violão de sete cordas do violonista Douglas Lora.
Aguardamos você!
Fernanda Otoni – Coordenadora da XVII Jornada da EBPMG
IRENE ATIENZA & DOUGLAS LORA
Irene Atienza, cantora espanhola, é uma da mais bela vozes de sua geração. Acabou de gravar em Los Angeles oálbum « Gracias a la Vida » de grandes canções latinas com o violonista Douglas Lora que pertence a banda Caraivana e ao duo clássico Brasil Duo Guitar, conhecido internacionalmente.
(Segue o link : http://www.youtube.com/watch?v=9DUGfSCeklw)