Caros colegas,
O CIEN Brasil e o CIEN Argentina realizaram em 10 de junho, no Rio de Janeiro, a V Jornada Internacional do CIEN – Os corpos falam, como responder?
O CIEN Brasil e o CIEN Argentino preparou estas Jornadas num trabalho intenso e frutífero, mas na ocasião de sua realização o vulcão chileno impossibilitou a presença de muitos de nossos colegas de Buenos Aires. Sentimos muito a ausência deles, procuramos através de seus textos transmitir esse trabalho e laço construído entre nós na expectativa de presentificá-los.
A revista EL Nino preparada para ser lançada nesta Jornada estará futuramente disponível no Brasil.
Contamos com a presença de Sílvia Salman, AE – Analista da Escola, EOL / AMP, que destacou nos trabalhos o ponto fundamental do CIEN – a conversação inter-disciplinar -, e como ela possibilita novas leituras.
A inter-disciplinaridade é o desafio de cada laboratório do CIEN. Esta é a razão pela qual sua grafia, no âmbito do CIEN BRASIL, contraria a gramática de nossa língua, na qual sua escrita é sem o hífen. Manter o hífen na inter-disciplinaridade é sustentar o lugar vazio do saber. Conseguir transmitir como fazemos as conversações inter-disciplinares e o produto que delas extraímos é o compromisso de nossa prática. Nossa orientação pela inter-disciplinaridade é que nos separa das práticas terapêuticas generalizadas, dos trabalhos clínicos junto às disciplinas diversas, assim como é distinta da Clínica Psicanalítica.
O CIEN, portanto, não é um lugar para formar psicanalistas: um psicanalista ou um analisante ‘esclarecido’ participa do laboratório para que a diferença entre as diversas disciplinas possa ser mantida e deste lugar surgir um novo saber. Esta é a aposta do Campo Freudiano.
Os laboratórios com seus temas de pesquisa puderam demonstrar e atualizar como fazem a conversação inter-disciplinar dando lugar à subjetividade de cada um, onde antes cada disciplina encontrava-se submetida aos seus significantes mestres.
A Comissão de Orientação e Coordenação do CIEN Brasil, constituída por Judith Miller em agosto de 2007, pôde constatar por ocasião da V Jornada Internacional do CIEN, como o trabalho do CIEN Brasil se consolida e se renova a cada dia, a cada experiência de laboratório, a cada implicação dos profissionais das diversas disciplinas nessa proposta da psicanálise de orientação lacaniana.
Momento fértil de trabalho que permitiu-nos a permutação da Comissão de Orientação e Coordenação do CIEN Brasil – não sem a necessidade de que este ponto ressaltado, a Inter-disciplinaridade, mereça sempre o cuidado e a orientação precisa para sustentação do trabalho do CIEN .
Com alegria, despedimo-nos das funções que muito nos uniram e nosanimaram em torno dessa construção, e demos lugar à nova Comissão de Orientação e Coordenação do CIEN Brasil, composta por:- Fernanda Otoni de Barros-Brisset (coordenação geral), Siglia Leão e Ana Martha Maia. Cada uma, respectivamente, é também responsável pelo CIEN em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Os estados brasileiros onde o CIEN encontra lugar, e aqueles que ainda poderão se enlaçar, passam a receber orientação da nova Comissão.
Permanecem em suas funções a Equipe Editorial do CIEN DIGITAL e a moderação da lista CIEN BRASIL realizada por Maria Rita Guimarães. Assim, para receber o Boletim CIEN Digital e as notícias do CIEN Brasil entrar em contato com: [email protected] solicitando inscrição no Espaço CIEN Brasil.
Desejamos um excelente trabalho a cada uma de nossas colegas e amigas, e que muitos outros parceiros possam se reunir em torno do CIEN Brasil.
Cordialmente,
Cristiana Pittella de MattosHeloísa TellesMaria do Rosário Collier do Rego BarrosTeresa Pavone