Neste segundo número, O Diário do Americano veiculará a apresentação dos seis eixos que orientarão o debate, e o envio de trabalhos, em torno do tema “A saúde para todos, não sem a loucura de cada um”. Em seguida, os leitores receberão as mais recentes notícias sobre o site, e um convite para acessar seus diferentes links e seções.
Lucíola Freitas de Macêdo Coordenadora do Diário do Americano
O título deste Encontro Americano poderia ser “[…] PARA TODOS NÃO SEM […] DE CADA UM”, com o pontilhado a ser preenchido de acordo com a prática da psicanálise no tratamento do mal estar, em cada caso, nas mais diversas situações e instituições: nos hospitais, nos centros de saúde, nas escolas, nos presídios, na polícia, na favela, nos centros de toxicomania e nos consultórios.
Então, poderíamos ler: « Saúde para todos não sem a loucura de cada um », ou « Educação para todos não sem o fracasso de cada um »; ou ainda, « Justiça para todos não sem a pena de cada um », « Pílulas para todos não sem a droga de cada um », etc. Hoje encontramos praticantes da psicanálise espalhados, cada um buscando responder, à sua maneira, aos impasses atuais da cultura, que, mesmo quando propõe a inclusão, segrega muitos para fazer o “todos”.
Nossa proposta neste Encontro é escutar cada um desses praticantes que enfrentam o real de uma clínica além do particular.
Nossa ferramenta é a psicanálise pura, tal como Freud e Lacan a inventaram.
1. As surpresas de uma fala: as formações do inconsciente e seus efeitos com relação às identificações exigidas pelo mestre contemporâneo;
2. A loucura que estrutura: a função da p aranóia e da debilidade na constituição do laço social, o sintoma como o singular que faz laço.
3. Artifícios de socialização: sublimação, invenção e a loucura de cada um.
4. Lei e gozo: a miragem do gozo do Outro, culpa e responsabilidade.
5. Sucessos e fracassos na educação: ou quando o resto ensina.
6. A quantificação da vida: a mística da avaliação e a eficácia da psicanálise.
Por essas vias o V ENAPOL convocará os textos que possam examinar, nas mais diversas situações e instituições, os efeitos do inconsciente de cada um – habitado pelo tanto de vida que não cabe na vida que se leva, feito de surpresa e encontro.
Aguardaremos suas contribuições. São elas que poderão materializar, na impressionante escala desta comunidade que constituímos, a marca da psicanálise sem a qual estaremos definitivamente entregues à triste saúde dos gestores.
Ana Lúcia Lutterbach-Holck P/ Coordenação da Comissão Científica
Caros colegas,
No dia 3 de setembro o site do 5° Encontro Americano entrou no ar. Inauguramos com ele o local que reunirá informações e elaborações que contribuirão para dar corpo a esse grande evento do Campo Freudiano nas Américas.
Em seu menu, o primeiro link é destinado a divulgação das comissões de organização com seus respectivos integrantes. No seguinte, apresentação e eixos, vocês encontrarão o texto que orientará as produções futuras que o V Enapol deverá acolher.
O boletim, Diário do Americano, também poderá ser acessado pelo site e os dois primeiros números já estão on-line. Sobre as inscrições uma novidade. A partir do mês de novembro será possível se inscrever no Encontro, pelo site, através de cartão de crédito.
O link programa anuncia que contaremos com a presença de Judith Miller, Éric Laurent e Leonardo Gorostiza. Abrimos o espaço reservado aos textos on-line, sugerindo uma consulta aos textos preparatórios ao XVIIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, uma vez que o tema do delírio generalizado se conecta com o da saúde para todos, não sem a loucura de cada um.
O link preparatórias nos deixará a par dos diversos eventos que antecederão o 5° Encontro.
Por fim, com os informes sobre a estadia e turismo esperamos transmitir os atrativos que fazem do Rio de Janeiro, sede do nosso encontro, uma cidade maravilhosa.
Entrem, naveguem e confiram: www.ebp.org.br/enapol.
Helenice Saldanha de Castro Coordenadora da Editoria Web