Mediateca da Maison de France
Sexta, 29 de outubro de 2010
A Mediateca da Maison de France e a Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) seção Rio, promovem mais um encontro no âmbito do Ciclo Rumos da Psicanálise. Os onvidados são os psicanalistas membros da EBP Ana Lúcia Lutterbach Holck e Ram Mandil que falarão sobre o tema “Escritores Loucos”.
“Diante do louco, diante do delirante, não se esqueça de que você é ou você foi analisante, e que você também falava do que não existe” Jacques-Alain Miller
O encontro dos psicanalistas da Escola Brasileira de Psicanálise na Mediateca da Maison de France é uma preparatória para o XVII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano que acontece de 19 a 21 de novembro de 2010 em São Paulo e cujo tema é “O sintoma na clínica do delírio generalizado”.
“Desde Freud, o delírio é apresentado como uma tentativa de cura, ou seja, uma forma de reparação, de reconstrução da realidade através da linguagem, cuja função é suprir a ausência de uma referência simbólica designada por Lacan como Nome-do-Pai. Assim, diante dessa ausência, ao utilizar os significantes para fazer existir o que não existe, o delírio torna evidente o estatuto ficcional da linguagem. É nesse sentido que, tomando a clínica da psicose como paradigma, a tese de Lacan, retomada por Miller, segundo a qual “todo mundo é louco, isto é, delirante” não só generaliza o aspecto de artifício da linguagem no que diz respeito à abordagem da realidade, como também nos convoca a pensar uma clínica ordenada a partir de uma foraclusão que estrutura a vida de todo ser habitado pela linguagem, de uma referência vazia que, em última instância, Lacan denominou com o aforismo: a relação sexual não existe.”
Conferências
Escritura e loucura – Ana Lucia Lutterbach Holck
Escritor, mas não poeta – Ram Mandil
Debatedora: Mirta Zbrun
Coordenação: Cristina Duba
Horário:18h30 Local: Mediateca da Maison de France
Av. Presidente Antônio Carlos, 58/11o andar.Centro.
Tel.: 3974-6669
ENTRADA FRANCA
Saiba mais: XVIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano